Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Vice-Reitor avalia estado da investigação científica na UKB

Vice-Reitor avalia estado da investigação científica na UKB

  2020-08-12       destaque     UKB

Img:

O Vice-Reitor para a Área Científica e Pós-Graduação (VRACPG) da UKB, Professor Doutor Alberto Quitembo, juntou recentemente, na sala de conferências da Reitoria, os decanos e os seus vices para as áreas científicas, com o objectivo de avaliar o quadro da investigação científica a nível de cada unidade orgânica nos últimos 4 anos.

Intervindo no encontro, o Professor Doutor Alberto Quitembo procedeu ao balanço do estado da investigação científica, revelando as acções desenvolvidas e as que se encontram em carteira a nível da universidade.

De seguida, o responsável auscultou os decanos sobre os projectos em curso nas suas unidades orgânicas. Do ISCED-Benguela ficou-se a saber que existem 6 projectos registados, maior parte dos quais parados por questões de natureza logística, segundo a sua decana, Professora Doutora Maria Mendes.

Professora Doutora Maria Mendes revelou, igualmente, a existência de 6 livros, sendo 3 publicados e 3 em “prelo”. Nesta perspectiva, continua a responsável, foram ainda publicados, em revistas nacionais e internacionais, 12 artigos científicos e alguns estão igualmente em “prelo”. De acordo a Professora Doutora, os constrangimentos que têm enfrentado são todos de ordem financeira, facto que vem condicionando a realização de muitos projectos científicos em carteira.

Em relação à Faculdade de Economia, foram aprovados 2 projectos e 3 linhas de investigação científica. Segundo o seu Decano, Mestre Nicolau Silvestre, a carência de professores doutores, associado à falta de recursos financeiros e ao estado das condições estruturais da instituição, justificam a pouca actividade de investigação científica.

No que respeita ao Instituto Superior Politécnico (ISP), há destacar 2 linhas de investigação, 8 projectos de investigação (3 antigos e 5 antigos).

Na Faculdade de Direito, produziram-se três 3 manuais, existindo, neste momento, 5 livros, um dos quais em reedição.

Já na Faculdade de Medicina, os seus responsáveis reportaram a existência de 8 linhas de investigação, tendo sido aprovadas mais 13 e 2 das quais estão suspensas. Devido à falta de financiamento, agravada com a situação vigente da COVID-19, segundo revelam, assiste-se, actualmente, à paralisação de muitos projectos.

“Neste momento de profunda dor e consternação, a Reitoria da UKB, em nome de toda a sua comunidade académica (professores, estudantes, técnicos e funcionários), endereça à família enlutada, ao núcleo dos professores cubanos as suas mais sentidas condolências”, escreve o MR.

Face a uma série de preocupações apresentadas pelas unidades orgânicas, o VRACPG recomenda que se evidenciem os projectos ora anunciados e que actualizem os seus dados sobre os projectos de investigação.

Partilhar

Data da última atualização: 2020-08-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.