Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. FMUKB realiza II Workshop sob o lema: os desafios da investigação científica em tempos de pandemia da Covid-19

FMUKB realiza II Workshop sob o lema: os desafios da investigação científica em tempos de pandemia da Covid-19

  2021-05-08       destaque     UKB

Img:

A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Katyavala Bwila (UKB) realizou no pretérito dia 8 de Maio de 2021 o seu segundo workshop, sob o lema “OS DESAFIOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19”.

A Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Katyavala Bwila (UKB) realizou no pretérito dia 8 de Maio de 2021 o seu segundo workshop, sob o lema “OS DESAFIOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19”. O evento gravitou a volta dos objectivos de incentivar a investigação científica e à sua divulgação e debate no seio da comunidade académica e dos profissionais de saúde.

O evento teve sessão de abertura à voz da Decana da FMUKB Professora Doutora Paula Regina Oliveira, e do Magnífico Reitor da UKB, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, a quem coube a honra de presidir a conferência inaugural.

O Magnífico Reitor na sua intervenção, enfatizou a importância do lema do Workshop; no tocante ao Roteiro Global de Investigação Científica, esclareceu que as Prioridades imediatas: constituem acelerar a Investigação Científica e introduzir inovações em todas as áreas. As Prioridades de médio-longo prazo: consistem em criar plataformas globais de Investigação Científica, aprender com a resposta à pandemia actual e preparar respostas para uma eventual nova epidemia.

Por outro lado, referiu: “as sociedades que valorizam e fortalecem a ciência estão mais aptas a enfrentar os desafios impostos pela pandemia”.

A realização sistemática de eventos científicos e pela segunda vez do Workshop FMUKB, enquadra-se no plano de actividades da Instituição, visando a dinamização e consolidação da cultura necessária para manter as acções atinentes à investigação científica, envolvendo a participação directa dos estudantes, docentes, bem como de outros profissionais.

O evento contou com 137 inscritos. 73 do género masculino e 64 feminino. Dos quais 25.7% estudantes do 2º ano, 13.4% Docentes, 11.2% estudantes do 3º ano e 8.4% 1º ano.

Estiveram presentes um total de 37 participantes, 20 virtualmente e 17 presenciais.

Foram recebidos 27 trabalhos científicos, aprovados 27. Destes, 1 para conferência e 26 para temas livres, poster e mesa redonda. Por razões do menor vínculo ao lema do WORKSHOP, certos trabalhos científicos submetidos foram direccionados para apresentação por POSTERS.

Os trabalhos apresentados fizeram parte de pesquisas Biomédicas, Pedagógicas e de Saúde Pública.

No decurso das sessões científicas foram discutidos vários temas, com destaque: Conferência: 1; Posters: 16; Temas livres: 9; Mesas redondas: 1

Ao longo da exposição e das intervenções, a grande participação nos debates demonstrou-nos que os temas apresentados foram de extrema importância e elevada qualidade, o que premiou sobremaneira o evento.

Portanto, o II Workshop da FMUKB alcançou a expectativa pelo qual foi projectada, consolidando assim a necessidade da sua realização com maior frequência.

Os resultados dos trabalhos científicos apresentados, satisfazem o nível de exigência académico-científico dos objectivos da instituição.

As dificuldades tecnológicas ocorridas devem constituir uma ferramenta de análise que nos permita:

1. Persistir e incrementar os aspectos tidos como bom e muito bom.

2. Melhorar aqueles considerados menos bons.

Com a realização do seu II Workshop a FM fez cumprir a sua missão institucional de “contribuir para o desenvolvimento social de Angola, especificamente sobre os cuidados de saúde da população”.

Importa realçar que o II Workshop, contou com o especial patrocínio da Clínica Medicrisal.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-05-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.