Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. GOVERNADOR DE BENGUELA BRINDA ACADEMIA COM UMA CONFERÊNCIA “MAGISTRAL”

GOVERNADOR DE BENGUELA BRINDA ACADEMIA COM UMA CONFERÊNCIA “MAGISTRAL”

  2019-04-15       destaque     UKB

Img:

O Governador Provincial de Benguela, Dr. Rui Luis Falcão Pinto de Andrade, acedeu ao convite da Universidade Katyavala Bwila (UKB) para presidir a conferência subordinada ao tema “A consciência, o nacionalismo, o patriotismo e a identidade angolana na estruturação da verdadeira cidadania”, que teve lugar no dia 8 de Abril, no Salão Nobre da Administração Municipal de Benguela.

O governante defendeu a necessidade de se continuar a construir cada vez mais as bases sólidas do nacionalismo, a fim de que se infunde maior amor à pátria angolana. Priviligiram o evento membros do executivo local, deputados à Assembleia Nacional, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil, académicos e discentes dos vários níveis de ensino.

A conferência é uma iniciativa conjunta do Governo provincial e da Universidade Katyavala Bwila, que se insere nas comemorações do décimo sétimo aniversário do dia 04 de Abril dia da Paz e da Reconcilição Nacional.

Assumiu o papel de moderador o Professor Doutor José Domingos Freias, a quem coube apresentar a biografia do conferencista, tendo destacado que o Dr. Rui Falcão foi eleito deputado à Assembleia Nacional de 1992 a 2017 e assumiu a função de Secretário do Bureau Político do MPLA para Informação de 2009 a 2014 e de Director Nacional de Cultura Física e Recreação do Ministério da Juventude e Desportos de 1982 a 1992. O Mestre Isaac Simão Santo,

afecto ao ISCED de Benguela se ocupou da função de mestre-sala.

Durante a conferência, o Dr. Rui Luís Falcão salientou que o nacionalismo e o patriotismo exige que se viva na diferença de opiniões, tendo sempre a premissa de que o “nosso direito termina onde começa o do outro”, apelado, por isso, ao espírito de compaixão entre irmãos. “Quantos de nós, nos preocupamos mais connosco do que com o próximo?”. Questionou Rui Luís Falcão durante aquela que foi considerada como “ oração de sapiência”.

Dirigindo-se para um auditório bastante atento ao que ele apresentava em termos de conceitos à luz da temática em abordagem, o orador considera imperioso que se promova cada vez e se infunda, sobretudo nos mais jovens, o amor à pátria e solicitou que estes apostem seriamente na formação técnico-profissional e não desperdicem tempo, com as redes sociais, pois “nas redes sociais também tem coisas boas, mas muito estão preocupados como as “fake news””, enjeitou o homem forte da província de Benguela, para logo a seguir enaltecer a UKB por lhe ter convidado.

O chefe do executivo local lamentou, entretanto, o facto de haver muitos cidadãos mais preocupados em apontar as falhas dos outros e nem sequer se dignam em prestar ajuda de que o próximo necessite. Indivíduos há, adianta o conferencista, que pensam apenas em satisfazer o seu interesse individual e se esquecem do colectivo, exprimindo que o patriotismo exige que amemos o país acima de qualquer interesse individual.

O Governador Provincial de Benguela, que se sujeitou a uma série de questões à volta da temática, referiu-se também sobre a questão da aquisição de nacionalidade estrangeira por parte de determinados cidadãos do país.

Segundo Rui Luís Falcão, se por um lado, existem cidadãos angolanos que adquiriram a nacionalidade portuguesa por imperativo histórico, por outro, existem aqueles que adquiriram-na, no âmbito dos “vistos gold”, para proteger o que delapidaram do Estado.

As questões do auditório ao conferencista Questionado pelo sub-procurador-geral da República chefe na Comarca do Lobito, João da Cruz Rafael, sobre como é que ele enquadraria os cidadãos que, durante anos, se apropriaram do erário contra todas as consequências dramáticas para a vida dos cidadãos, o governador assumiu parte da responsabilidade, e elogiou a Procuradoria-Geral da República pelo trabalho que vem desenvolvendo no âmbito do combate à corrupção.

Por sua vez, o deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do MPLA, Zacarias Davoca, questionou o governador o que achava do facto de muitos cidadãos serem detentores de muitas nacionalidades.

Rui Falcão esclareceu, pois, que a pessoa pode ter muitas nacionalidades, mas só tem uma pátria “por muito que esses cidadãos tenham várias nacionalidades, elas têm a fixação naquilo que são os seus princípios culturais, valores familiares, e estes estão restringidos à pátria

angolana”, explanou.

Momentos antes da “lição do professor Rui Falcão”, interveio na conferência, em nome do Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila, a Profª Doutora Ermelinda Cardoso, Vice Reitora para Extensao e Cooperação da UKB, fazendo as honras da casa, dando às boas vindas ao conferencista e a todos os participantes, tendo frisado que a directiva nacional sobre as comemorações do 04 de Abril, “Dia da Paz e da Reconciliação Nacional”, para 2019 orienta a celebração do 04 de Abril de 01 a 20 de Abril de 2019.

Na província de Benguela, sublinhou, o acto de celebração de tão importante efeméride aconteceu no município da Ganda, sob orientação da Vice-Governadora para o Sector Político,

Económico e Social, Deolinda Valiangula, em representação de Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, Governador da Província de Benguela.

“A nossa Universidade em coordenação com o Governo Provincial de Benguela acatou a directiva nacional e co-realiza hoje, dia 08 de Abril, com muito agrado, a Conferência subordinada ao tema: “ A consciência, o nacionalismo, o patriotismo e a identidade angolana na estruturação da verdadeira cidadania”, justificou a digníssima Vice-Reitora da UKB.

De realçar que a conferência contou com uma moldura humana bastante heterogénea e animada. Sensivelmente mais de duzentos participantes se fizeram ao local com sede de absorverem conhecimento referente à matéria.

Ficou a recomendação feita pelo Regedor Municipal do Lobito, Afonso Rodrigues Sukumula, para que a Universidade realize mais eventos do género que impelem para o resgate de valores como o nacionalismo, patriotismo e o bom exercício de cidadania para benefício das novas gerações.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-04-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.