Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. PAULA DE OLIVEIRA NOMEADA EDITORA DA REDE ACADÉMICA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DA LUSOFONIA

PAULA DE OLIVEIRA NOMEADA EDITORA DA REDE ACADÉMICA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DA LUSOFONIA

  2019-03-14       destaque     UKB

Img: Professora Doutora Paula Regina Simões de Oliveira
Professora Doutora Paula Regina Simões de Oliveira

A Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, Professora Doutora Paula Regina Simões de Oliveira, foi nomeada como Editora Associada para a Área de Ciências Médicas da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), em reunião realizada na sua sede na cidade de Coimbra, Portugal, no dia 11 de Janeiro de 2019.

A RACS, criada em 2016, apresenta como missão a promoção da formação e cooperação científica na área das ciências da saúde entre instituições do ensino superior e centros de investigação de países e comunidades de língua portuguesa.

A promoção e a difusão da produção científica em ciências da saúde no espaço lusófono internacional são um dos seus pilares estratégicos, enquadrados nos fins e objectivos estatutários, contribuindo desta forma para “dinamizar e fortalecer a cooperação internacional no contexto da investigação, desenvolvimento e inovação”.

Com este enquadramento a Direcção da RACS deu início ao processo de criação de uma linha editorial científica própria desta rede académica internacional, através da captação de recursos internos, interessados e disponíveis, de forma voluntária, para a construção deste projecto, fomentando a livre participação e a ampla cooperação dos membros associados.

Com a sua nomeação, a Professora Doutora Paula de Oliveira passa a fazer parte dos membros para os órgãos de gestão da Revista Científica da RACS, denominada Rev SALUS.

A Rev SALUS publica artigos de investigação originais, artigos de revisão, editoriais e artigos de opinião científica, recensões críticas, cartas ao editor, casos clínicos, imagens em ciências da saúde e destaques biográficos da equipa editorial ou autores. Nesta linha de acção são encorajados os artigos de carácter interdisciplinar a várias áreas científicas no âmbito da saúde.

A nomeação da Professora Paula de Oliveira é a tradução de um esforço pessoal que faz o casamento perfeito com as premissas da UKB, em promover cada vez mais o envolvimento dos seus docentes em acções conducentes a publicação e a divulgação da verdade científica.

Deste modo, endereçamos as nossas felicitações a Professora Doutora Paula de Oliveira pela mais recente conquista.

Breve resenha biográfica

Paula Regina Simões de Oliveira é Doutorada em Ciências Farmacêuticas especialidade de Toxicologia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto desde 2014com a Tese de Doutoramento sobre “Veneno e envenenamentos por serpentes de importância médica em Angola”; Mestre em Educação Médica desde 2014 com a dissertação “Caracterização dos Conhecimentos de Toxicologia na Educação Médica em Angola” e licenciada em Medicina Geral com experiência em Ginecologia e Obstetrícia e Ultrasonografia ginecológica e Obstétrica.

Actualmente, exerce a função de Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, onde também é Professora com a categoria de Professora Auxiliar. É igualmente, Investigadora convidada do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) e responsável pelo Centro de Pesquisas de Ciências da Saúde da UKB localizado no município do Cubal, Benguela.

Relativamente a sua produção científica destacam-se a publicação de mais de 3 livros técnicos científicos de autoria e co-autoria, designadamente:

  • Serpentes em Angola Toxinológica e clínica dos envenenamentos 2017 ISBN:978-989-8776-67-9 Autora.

  • General Statistics regarding attendance at CIMETOX (2013 – 2014). (Publicado em Abstracts/ Toxicology Letters 238S (2015) S56 – S383: S143.

  • Atendimento do paciente intoxicado. ISBN- 85-7984-768-4 (co-autora)

  • Antídotos: Uso nas Intoxicações Agudas. ISBN 85-7984-767-7 (co-autora)

  • Regista-se no seu curriculum científico a publicação de mais de 20 artigos em revistas indexadas e dentre os quais elencamos os seguintes:

  • Estudo das principais vulnerabilidades a eventos tóxicos na comunidade de Malanje. Revista Habanera de Ciências Médicas (Publicado)

  • Cooperation for Development and Medical Education “ Pilot experience in undergraduate medical course in Portuguese speaking countries “ Cooperação FMM/FMUP” Abstract number:27715

  • Epidemiology of Snakebites in Angola. (Publicado em Abstracts/ Toxicology Letters 238S (2015) S56 – S383: S143.

  • Poisonous serpents in Angola. (Publicado em Abstracts/ Toxicology Letters 238S (2015) S56 – S383: S143.

  • Atendimento do paciente intoxicado. ISBN- 85-7984-768-4 (co-autora)

  • Antídotos: Uso nas Intoxicações Agudas. ISBN 85-7984-767-7 (co-autora)

  • Serpentes em Angola Toxinológica e clínica dos envenenamentos 2017 ISBN:978-989-8776-67-9 Autora.

  • · General Statistics regarding attendance at CIMETOX (2013 – 2014). (Publicado em Abstracts/ Toxicology Letters 238S (2015) S56 – S383: S143.

  • Centro de Informacion de Medicamentos y Toxicología (CIMETOX) primer report de intoxicaciones agudas en Angola. Revista Habanera de Ciências Médicas http://www.revhabanera.sld.cu/index.php/rhab

  • “Expedition Ndala Lutangila”. Results to draw strategies for prevention of snake bites in Angola Commune. Publicado em: 9.12 - EDUCATION AND SCIENCE DISSEMINATION 17th Annual Scientific Meeting of Instituto Butantan.

  • Recorde-se que a Professora Doutora Paula de Oliveira já coordenou vários projectos de investigação tais como:

  • Produção de soro antiofídico experimental murino de veneno de serpentes de importância médica em Angola. (Terminado /2014-2017)

  • Produção de soro antiofídico experimental Equino de veneno de serpentes de importância médica em Angola (Terminado /2014-2017)

  • Projecto IVER-LAMP. Ensaio clínico para 2019

  • Projecto de ensaio clínico do soro antiofídico em Angola para 2019

Está vinculada a várias sociedades científicas, onde destacamos: Associação Brasileira de Toxicologia (ABRACIT), Fundação para a Ciência e Tecnologia Portuguesa (FCT) tendo sido, recentemente nomeada para editora associada da RACS.

Apesar de ser uma destacada e renomada investigadora, cuja pesquisa está directamente vinculada a produção de soros antiofídicos a partir de veneno de serpentes a Doutora Paula tem uma aversão a répteis.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-03-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.