Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Reitoria da UKB acolhe acto solene de Abertura do Ano Académico 2019

Reitoria da UKB acolhe acto solene de Abertura do Ano Académico 2019

  2019-02-26       destaque     UKB

Img:

A Universidade Katyavala Bwila fez hoje a abertura oficial do Ano Académico 2019 em cerimónia presidida pela Vice-Reitora para Extensão e Cooperação, Professora Doutora Ermelinda Monteiro Silva Cardoso nas vestes de reitora em exercício, em representação do Magnífico Reitor da UKB, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira.

A cerimónia que teve lugar na Sala de Conferências da Reitoria da UKB e contou com a presença de Vice-Reitores, Decanos, Vice-Decanos, Directores dos Serviços Centrais da Reitoria da UKB, Chefes de Departamento de Ensino e Investigação, representante de docentes cubanos, representante do sindicato de professores do ensino primário, docentes nacionais e cubanos, discentes, representantes das Associações dos Estudantes e funcionários da UKB.

Vice-Reitora para Extensão e Cooperação, Ermelinda Monteiro Silva Cardoso, PhD

De referir que o acto nacional, ao nível do Ensino Superior foi aberto oficialmente ontem (25 de Fevereiro de 2019) por Sua Excelência Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Senhor Frederico Manuel Santos e Silva Cardoso e pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva na cidade do Namibe. O acto aconteceu subordinado ao seguinte lema: “REFORCEMOS AS COMPETÊNCIAS DOS DOCENTES PARA GARANTIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE”.

A reitora em exercício referiu que a UKB está alinhada ao lema de abertura do ano académico 2019, “e se tem antecipado, desde logo na procura da qualidade do ensino com enfoque no reforço de competências dos docentes, para evidenciar elencamos alguns exemplos como a realização do workshop sobre escrita científica decorrido no dia 29 de Outubro do ano 2018; a realização numa base anual, pelo ISCED da UKB no Cuanza-Sul, do seminário de formação de professores Angola-Brasil que vai na sua quarta edição; seminário sobre a investigação científica na UKB com o envolvimento de todos os actores implicados na gestão da investigação científica; também destacamos aqui a abertura da licenciatura em ensino primário no ISCED de Benguela que representa uma preocupação candente sobre a necessidade de melhorar a qualidade de ensino”.

Na sua intervenção a Professora Doutora Ermelinda Cardoso chamou atenção para vários factores limitadores da perseguição de uma oferta educativa de qualidade, designadamente: ausência de laboratórios de apoio ao ensino e a investigação; infra-estruturas em estado avançado de degradação que clamam por intervenção urgente; contingênciasfinanceiras, impostas pela conjuntura macroeconómica que o pais atravessa, que na opinião da gestora, estes factores representam desafios que a Universidade deverá enfrentar e contornar.

Quanto às reformas que estão sendo feitas no Ensino Superior, afirmou: “As exigências de gestão das IES na actualidade são cada vez maiores, à luz das mudanças que o sector está a experimentar, foram anunciadas algumas alterações pela tutela como é o caso do Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior, ao qual a nossa universidade rapidamente se adaptou e cumpriu tacitamente, tendo para o efeito convocado segundas chamadas e consequentemente realizados segundos exames de admissão, para os cursos em que não aprovaram um número suficiente de candidatos, para atender aos requisitos mínimos para o arranque de determinado curso”.

Para este ano académico a UKB estima receber 1.506 estudantes inscritos nos cursos de Direito, Economia, Medicina Geral, Ciências da Educação, Engenharia de Gestão Logística e Transporte, Engenharia Mecânica e de Ciências da Computação. Aos novos estudantes a reitora em exercício desejou “boas-vindas ao ano lectivo 2019 em nome da Comunidade Académica da UKB, desejando um ano muito produtivo e que se assumam como verdadeiros estudantes universitários, perseguindo a incessante missão de procura de conhecimento e divulgação da verdade científica”.

Vice-Reitora para Extensão e Cooperação terminou o seu discurso declarando aberto ano académico na UKB em nome do Magnífico Reitor, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira e orientando os Decanos a prosseguir com as cerimónias de abertura nas respectivas Unidades Orgânicas com o tradicional baptismo de caloiros.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-02-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.