Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE O 4 DE FEVEREIRO

UKB REALIZA CONFERÊNCIA SOBRE O 4 DE FEVEREIRO

  2019-02-04       destaque     UKB

Img:

A República de Angola celebrou a 4 de Fevereiro o 56º aniversário Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, cujo acto central decorreu em Luanda. Este ano, as festividades decorrem sob o lema "Honremos os heróis de Fevereiro, construindo um futuro melhor".

Em decorrência doprograma das festividades alusivas ao 4 de Fevereiro, teve lugar ontem no salão nobre da Administração Municipal de Benguela, uma conferência sobre o tema “O 4 de Fevereiro e o seu impacto sobre a consciência patriótica do cidadão angolano”. A referida conferência organizada pela Universidade Katyavala Bwila conjuntamente com o Governo Provincial de Benguela teve como orador, o Professor Catedrático João Fernando Manuel e como moderador o renomado Professor Doutor Tuca Manuel em substituição do Governador Provincial de Benguela Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, que esteve ausente por imperativos de agenda.

Coube ao Magnífico Reitor da UKB, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, endereçar as palavras de boas-vindas a todos os convidados presentes ao evento.

Na sua intervenção o professor João Fernando Manuel fez uma resenha histórica de Angola, desde a chegada dos colonialistas portugueses na foz do rio Zaire, em 1482, até a data do inicio da luta armada. O conferencista destacou que “não havia união nem unidade entre os vários reinos existentes em Angola na altura, facto este que determinou a derrota da maioria deles… a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), polícia fascista portuguesa tinha consciência da efervescência política em Angola… associado aos acontecimentos do 4 de Fevereiro, houve também revoltas contra os portugueses no Norte e no Leste de Angola… depois da independência nacional, o maior acto que tivemos foi a reconciliação nacional entre os angolanos”.

 

A conferência esteve animada e com sala cheia. Prestigiaram a mesma, sensivelmente 225 almas, entre elas destacam-se membros do Governo Provincial, Vice-Reitores da UKB, Decanos e Vice-Decanos, Directores de Serviços Centrais da Reitoria da UKB, Directores Gerais de IES privadas, Directores Escolas do Ensino Geral, académicos, estudantes, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais e eclesiásticas, empresários, sociedade civil e de mais interessados.

Registaram-se a participação de vários membros do auditório, que colocaram questões conexas ao tema da conferência que foram prontamente respondidas pelo orador e nalguns casos coadjuvado pelo moderador o Professor Doutor Tuca Manuel.

Breves referências biográficas sobre o conferencista

O Professor Doutor João Fernando Manuel é actualmente o Magnífico Reitor da Universidade Onze de Novembro (UON), que ocupa as províncias de Cabinda e Zaire, compondo assim a III Região Académica com sede em Cabinda. É doutorado em Antropologia na especialidade Rituais de Iniciação pela Universidade de Comenius, República da Eslováquia – Bratislava, em 1996.

Licenciado em Jornalismo Audiovisual com especialidade em reportagem.

Foi o primeiro Decano da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

Fundador do Instituto Superior de Ciências da Comunicação (ISCC) do Ministério do Ensino Superior.

Tem a categoria de Professor Catedrático e lecciona da Unidade Curricular: Antropologia Social e Cultural no Instituto Superior de Ciências da Educação da UON em Cabinda.

Entre as suas variadas publicações científicas destacam-se: Cultura e Etnias de Angola (Os Ovakuvale), vários artigos, Manual Académico de Antropologia Sociocultural.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-02-04
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.