Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB em reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

UKB em reunião da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

  2019-07-10       destaque     UKB

Img:

O Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, representou a UKB, de 3 a 5 de Julho do corrente ano, no XXIX encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, abreviadamente conhecida por AULP, que decorreu na cidade de Lisboa, capital portuguesa.  

A sessão solene de abertura do encontro, que o Politécnico de Lisboa acolheu, coube ao Presidente da referida Associação, Professor Doutor Orlando Manuel José Fernandes da Mota, tendo, na ocasião, destacado os objectivos que nortearam o certame e sublinhado a importância do encontro para vida das universidades presentes no evento. 

Ainda na sessão solene de abertura do XXIX, intervieram o Presidente do Politécnico de Lisboa, Professor Doutor Elmano Margato, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor João Sobrinho. 

O evento abordou uma série de questões relacionadas com o ensino superior a nível da CPLP, na base da realidade de cada país. 
No capítulo sobre a Arte e Cultura, reflectiram-se, entre outros temas, sobre a “dança dos “hôxwa Krahô”. Um caso entre a arte da palhaçaria e um ritual indígena brasileiro”, apresentado pelo Doutor Maurício Silva, da Universidade Federal de São Carlos, Brasil; Latências identitárias de ontem e de hoje na dança dos heróis simbólicos de Martha Graham, cuja prelecção coube à Doutora Cristina, do Politécnico de Lisboa, Portugal”.

Relativamente ao segundo tema, que se debruçou sobre “saúde e tecnologia”, o destaque recai para os subtemas “a dependência tecnológica dos países subdesenvolvidos (caso de Angola), apresentado pelo Dr. Kinsumba António, da Universidade Kimpa Vita; “Impacto socioeconómico das unidades de saúde em Angola”, cujo prelector foi o Dr. António Bindanda, da Universidade Técnica de Angola; “Análise de dados climáticos e índice de vegetação na distribuição epidemiológica da malária no Município do Huambo, na província do Huambo”, animado pelos Doutores Isaú Quissindo e Vírginia Quartim, ambos da Universidade José Eduardo dos Santos. O segundo tema subordinou-se à presidência do Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, digno Reitor da UKB.  

O XXIX encontro, que decorreu de 3 a 5 de Julho, na capital portuguesa, reservou igualmente abordagens à volta da Educação e Coesão Social e comunicação e política. 
Saliente-se que a mesma se realizou, à margem do XXIX encontro, a Assembleia-Geral da AULP.

Partilhar

Data da última atualização: 2019-07-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.