Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. ISCED-Cuanza-Sul assinala 10º Aniversário com Outorga a mais de três dezenas de Licenciados.

ISCED-Cuanza-Sul assinala 10º Aniversário com Outorga a mais de três dezenas de Licenciados.

  2019-07-26       destaque     UKB

Img:

O Instituto Superior Politécnico de Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila no Cuanza-Sul procedeu sexta-feira, 26, na cidade do Sumbe, à outorga e entrega de 315 certificados a novos licenciados de quem a UKB espera que emprestem o seu saber em prol do desenvolvimento da província.

O despacho de outorga foi exarado pelo Vice-Reitor para Área Científica e Pós-Graduação, Professor Doutor Alberto Domingos Quitembo, no âmbito das prerrogativas a si delegadas pelo Reitor da UKB, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, na presença de membros do Governo local, do bispo da Diocese do Cuanza-Sul, Dom Luzilala Kiala, autoridades tradicionais, membros da sociedade civil, familiares dos novos licenciados e não só.

Na cerimónia, considerada sublime para a vida dos graduados, o Professor Doutor Alberto Quitembo manifestou o desejo de que os agora licenciados exerçam com brio as responsabilidades que lhes vierem a ser acometidas.

O académico considera igualmente a cerimónia de graduação um momento sublime de reflexão das acções da instituição, bem como de exaltação das realizações, daí que considerasse oportuno partilhar com os presentes alguns dos feitos da UKB.

Segundo sublinhou, passados 10 anos, a UKB, fruto da estratégia delineada pela sua direcção, é a apresentada na lista do UniRank, uma conceituada instituição de ranking no mundo, ocupando os seguintes lugares: “6.904º no mundo, entre 13.600 universidades avaliadas; 185 entre as 200 primeiras universidades de África; 9 entre as universidades de Angola; 3 entre as universidades públicas de Angola”, assinalou o responsável.

O reitor em exercício destacou igualmente o contínuo aumento da oferta formativa alinhado com os Planos Nacional de Formação de Quadros e o de Desenvolvimento Institucional da UKB 2016/2023, de cursos de graduação.
Neste domínio, salienta que a II Região Académica conta com seis cursos de graduação, com 19 perfis de saída, e, a nível da pós-graduação, sublinhou o programa de mestrados em curso nas unidades orgânicas, designadamente “Faculdade de Direito: Direito dos Transportes e Direito na especialidade Jurídico-Civil; ISCED da UKB em Benguela: Desenvolvimento Curricular e Inovação, Educativa e Educação Especial; ISCED da UKB no Cuanza-Sul: Ensino Primário, Ensino Pré-Escolar(que vai na 2ª edição), Ciências da Educação, com especializações em Ensino da Língua Portuguesa, da Matemática, História e da Geografia”, realçou.

A decana do ISCED da UKB no Cuanza-Sul, Professora Doutora Amélia Sakongo, disse que, actualmente, a instituição sob sua jurisdição alberga 2.840 estudantes, de entre os quais 2.706 graduados e 134 pós-graduados.

No que respeita à investigação, a responsável destacou a entrega dos docentes naquilo a que chama de árdua tarefa e que: “nos últimos tempos, têm se superado substancialmente, com a realização, divulgação e publicação de trabalhos”, considera, para quem foram dados passos significativos pelo ISCED, instituição que se prepara para assinalar o seu 10º aniversário a 28 de Agosto de Agosto.

Os estudantes destacaram os momentos por que passaram e a distância que muitos deles esteve de enfrentar, diariamente, a fim de que pudessem concretizar o objectivo preconizado, de maneira a contribuir para o desenvolvimento do país, no geral, e da província, de forma singular.

“Representa tamanho simbolismo para nós, enfrentámos muitos ventos que não pareciam favoráveis…Nem tudo foi um mar de rosas, mas falou mais alto a nossa vontade de vencer”, disse Gerusa Bambi, visivelmente emocionada, para logo a seguir pedir um minuto de silêncio em honra aos colegas tombados ao longo da caminhada.

 

 

Partilhar

Data da última atualização: 2019-07-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.