Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Embaixada Norueguesa manifesta intenção de financiar projectos de investigação na UKB

Embaixada Norueguesa manifesta intenção de financiar projectos de investigação na UKB

  2020-01-27       destaque     UKB

Img:

Para concretização de tal desiderato, estiveram em Benguela o consultor da SCANTEAM, Dr. Arne Disch, e o Dr. Ask Jangard Orre, investigador sênior da CMI, ambos ligados à Embaixada da Noruega em Angola, tendo mantido, na sala de conferência da Reitoria, no dia 22 de Janeiro, um encontro com docentes da Universidade Katyavala Bwila, afectos ao Instituto Superior Politécnico (ISP)e às Faculdade de Direito (FD) e a de Economia.

O encontro serviu para a Embaixada da Noruega em Angola manifestar a intenção de financiar projectos de investigação ao longo do corredor do Lobito, uma vez que tem vindo a realizar acções de investigação com instituições em Luanda. De acordo com área de cooperação da UKB, o que a representação diplomática daquele país europeu pretende é expandir a sua acção a instituições fora da capital de Angola. E é justamente neste propósito em que se enquadra a UKB, tendo como mote o fortalecimento de pesquisas no âmbito sócio-económico.

Nesta empreitada, os noruegueses pretendem contar com mais duas instituições de ensino superior privadas. Nesta perspectiva, foram selecionados o Instituto Superior Politécnico Lusíadas e o Instituto Superior Politécnico PIAGET em Benguela. A vinda dos noruegueses consistiu na verificação do tipo de capacidades existentes em áreas onde se poderá intervir, exame de lacunas a serem supridas, alertando, entretanto, que não se enquadram acções que visem a atribuição de graus académicos, estando estas por conta da CNI, que possui tais capacidades.

Segundo a equipa, o programa prevê um período de 4 anos, mas tudo será feito para se adaptar ao financiamento existente. Como o trabalho se vai cingir, fundamentalmente, em 3 instituições, depois de contactadas, e como forma de fazer coligações entre elas, estabelecer-se-á uma forma de trabalho que privilegie “a identificação das áreas onde se possa fazer essa coligação; criação de laços institucionais e internacionais no âmbito da existência de inter-relações entres as IES desta região académica”, esclarece-se, porém, em relatório produzido.

Para o efeito, as UO apontaram, dentro das áreas de actuação do ISP, FE, e FD, Políticas Públicas, Biocombustíveis e lubrificantes, Benguela plataforma logística nacional, Governação local, Administração Tributária, Agronegócios, Agro-economia, Tecnologia de Compostagem e Integração da SADC no corredor do Lobito. Com base nos tópicos apresentados, a equipa norueguesa sugeriu que se selecionasse entre dois e três tópicos pelas unidades orgânicas, designadamente “Benguela plataforma logística nacional, Integração da SADC no corredor do Lobito/empreendedorismo social/contributo das tarifas aduaneiras no crescimento e desenvolvimento da província de Benguela, bem como Governação e autarquias locais”.

No dia 23, os Doutores Orre e Disch mantiveram igualmente um encontro com os representantes das equipas de investigação acima mencionadas, tendo, nessa ocasião, ficado mais claro o que se poderá fazer em relação ao projecto.

 

Partilhar

Data da última atualização: 2020-01-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.