Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB e Minais Gerais firmam Protocolo de cooperação

UKB e Minais Gerais firmam Protocolo de cooperação

  2020-01-30       destaque     UKB

Img:

As Universidades Katyavala Bwila (Angola) e Federal de Minas Gerais (Brasil) assinaram terça-feira, 28 de Janeiro, na sede da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal, um Protocolo de Cooperação, no qual as duas instituições manifestam-se disponíveis em cooperar em campo de interesse mútuo.

Foram signatários, pela UKB, o Magnífico Reitor, Professor Doutor Albano Ferreira, e, pela Universidade Federal de Minas Gerais, rubricou o protocolo a Professora Doutora Sandra Regina Goulart Almeida, digna Reitora daquela instituição.

A UKB e a UFMG concordam em cooperar em campos de interesses pelos meios apropriados, designadamente intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, intercâmbio de informação e publicação académicas, desenvolvimento de projectos e pesquisas, desenvolvimento de programas de ensino e extensão conjuntos, orientação de teses de doutorado, de entre outros.

De acordo com o Protocolo, cada caso de cooperação, mencionado numa das cláusulas, poderá ser formalizado por ambas as instituições por meio de instrumentos jurídicos específicos, acompanhado do respectivo Plano de Trabalho.

O Protocolo esclarece que, no Plano de Trabalho, devem constar aspectos como actividades a serem desenvolvidas, responsabilidades das partícipes, cronogramas, fontes de financiamento e coordenação.

O documento vinculativo das duas instituições de ensino superior estabelece igualmente que as partícipes designarão os seus respectivos órgãos de relações internacionais como supervisores das actividades resultantes deste acordo.

Nesta perspectiva, realça o Protocolo, os resultados obtidos por meio dos trabalhos desenvolvidos em cada programa serão periodicamente submetidos “à apreciação do Órgão de Relações Internacionais de cada instituição”.

Saliente-se que, neste momento, as duas Universidades têm concluído um projecto de telesaúde, que vai beneficiar a Faculdade de Medicina da UKB (FMUKB) e três unidades hospitalares na província de Benguela.

 

Partilhar

Data da última atualização: 2020-01-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.