Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. UKB e consórcio acolhem abertura do ano académico 2020

UKB e consórcio acolhem abertura do ano académico 2020

  2020-02-27       destaque     UKB

Img:

O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor, Eugénio da Silva, assegura estarem criadas as condições técnicas, estruturais, organizativas e humanas, para a abertura solene do ano académico 2020, em cerimónia a ser presidida pela Ministra do Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, na Arena Walale do Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela.

A Universidade Katyvavala Bwila, em consórcio com as IES da II Região Académica, tem tudo acautelado para o dia de amanhã. Docentes e discentes estão mobilizados para a abertura solene do ano académico.

Em declarações à imprensa à margem do seminário sobre avaliação institucional e a avaliação do desempenho docente no ensino superior, o governante salientou que, para o presente ano académico, as perspectivas do sector, assentes em 4 bases, passam necessariamente pela avaliação de cursos, continuidade do processo de harmonização curricular, que está já em curso, visando promover a revisão dos planos curriculares de todos os cursos do subsistema do ensino superior.

O ministério dirigido pela Professora Doutora Maria do Rosário Sambo considera que, com o lançamento de um novo edital, se promoverá mais financiamento aos projectos de investigação, de tal forma que os centros de investigação a nível do país possam realizar “investigação científica tal como nós desejamos”, sublinha o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor Eugénio Alves da Silva.

A abertura do ano académico de 2020 em Benguela far-se-á numa altura em que o Sindicato Nacional do Ensino Superior manifestou, recentemente, o interesse de decretar uma greve em todo o território nacional, por alegado incumprimento de pagamentos de subsídios a docentes, avaliados em 2 mil milhões de kwanzas.

Ciente, o secretário de Estado tranquiliza e garante estar em curso uma série de acções entre o seu ministério e o das Finanças tendentes à resolução do caso, para quem tudo está acautelado, de modo a que não haja sobressaltos ao longo do ano académico.

O secretário de Estado para o Ensino Superior garante que o Ministério prevê, no primeiro semestre deste ano, a eleição de titulares de órgãos de gestão a nível das universidades públicas, com destaque para a de reitores, embora o processo esteja dependente da aprovação da Lei da Alteração à Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, contendo aspectos que estarão a condicionar aprovação de alguns instrumentos, designadamente o Regime Jurídico do Funcionamento das Instituições de Ensino Superior e do Regulamento Eleitoral.

Saliente-se que o consórcio é composto pela UKB e pelos institutos superiores politécnicos Jean Piaget de Benguela, Lusíada, Católico, ISPB, Maravilha, do Libolo, Cuanza-Sul, e o de Porto-Amboím.

Partilhar

Data da última atualização: 2020-02-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.