Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. A Investigadora Paula de Oliveira leva o Projecto Piloto de Prevenção de Mordeduras de Serpentes a Comuna da Canjala

A Investigadora Paula de Oliveira leva o Projecto Piloto de Prevenção de Mordeduras de Serpentes a Comuna da Canjala

  2021-06-13       destaque     UKB

Img:

No âmbito da implementação do Projecto Piloto de Prevenção de Mordeduras de Serpentes de Benguela, realizou-se no dia 13.06.21 na comuna da Canjala no Município do Lobito, uma acção de sensibilização das comunidades daquela localidade, que têm sido as mais afectadas com este problema.

A Coordenadora do projecto, Paula de Oliveira, referiu que, com o projecto prevê-se determinar a prevalência de casos na Província de Benguela, caracterizar conhecimentos, atitudes e práticas clínicas das populações diante das mordeduras por serpentes.

Paula de Oliveira apontou como objectivos do projecto, descrever os conhecimentos que os inquiridos têm sobre as serpentes, venenos e envenenamentos, assim como o perfil clínico-terapêutico que eles relatam e aplicar uma estratégia de promoção e prevenção de saúde contra as mordeduras e envenenamentos por serpentes. A responsável salientou que, já foram desenvolvidas acções do género nos Municípios do Chongoroi, Caimbambo e Cubal, que para além da distribuição de folhetos e conselhos aos munícipes, são aplicadas placas de aviso nos locais onde há maior circulação de serpentes.

No caso do Lobito, avançou a coordenadora do projecto, foram inquiridas 40 famílias com 260 membros e aplicadas seis (6) placas de aviso, com o apoio do grupo Adérito Areias, para a aquisição destes materiais. “A informação é uma ferramenta básica e barata utilizada que pode contribuir para a solução de uma questão sensível na população e tudo isto porque reconhece-se que só com a conscencialização quer das populações em procurar os serviços médicos ao contrário das práticas tradicionais, bem como dos profissionais de saúde na notificação obrigatória e identificação do tipo de envenenamento e tratamento adequado é que poder-se-à reverter o quadro sobre a mais negligenciada das doenças tropicais negligenciadas", disse Paula Oliveira.

Por ocasião da actividade, a equipa do projecto visitou o centro de saúde da Canjala em virtude de ter sido informada da existência de um caso de mordedura de serpente.

O De referir que a Professora Doutora Paula de Oliveira é Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila é autora do livro Serpentes em Angola. Uma Visão Toxinológica e Clínica dos Envenenamentos.

Fonte: GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO LOBITO.

Partilhar

Data da última atualização: 2021-06-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.