EMBAIXADOR DO REINO DA SUÉCIA VISITA A UKB

O Embaixador do Reino da Suécia acreditado em Angola, Sr. Lennat Killander Larsson, foi recebido em audiência a 23 de Março pelo Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, com objectivo de identificar possíveis áreas de cooperação com as Universidades da Suécia.


A visita à UKB circunscreve-se ao programa de actividades que aquela entidade diplomática desenvolveu em que visitou importantes empreendimentos económicos, muito dos quais financiados por empresários do seu país.


A Vice-Reitora para Extensão e Cooperação, Professora Doutora Ermelinda Cardoso, fez as honras da casa, apresentando a UKD, destacando os antecedentes à sua criação pelo Decreto Presidencial 07 de 12 de Maio de 2009, que redimensiona as Regiões Académicas do País. Fez igualmente a apresentação das Unidades Orgânicas que a compõem e os cursos oferecidos, do Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 que contempla vários objectivos e indicadores institucionais, e o seu alinhamento ao Plano de Desenvolvimento Nacional, bem como das províncias de Benguela e Cuanza Sul. A VREC frisou na sua apresentação os cursos que se pretendem criar no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros e da Cooperação, designadamente: Engenharia de Transportes, Engenharia de Pescas e Agricultura, Engenharia Alimentar, Agro-negócios, Engenharia Alimentar, Biologia e Química.


No mesmo sentido, fez constar as áreas estratégicas de interesse para cooperação onde destaca: a Transferência de Tecnologias; Laboratórios com Equipamentos Especializados; Criação de Centros de Investigação; Mobilidades, Intercâmbio e Estágios; Formação de Docentes e Investigadores e Infra-Estrutura.