Reitor da UKB recebe cumprimentos de fim de ano da comunidade académica

Docentes nacionais e estrangeiros, discentes e funcionários não docentes da UKB reuniram-se na passada Quinta-Feira 22 de Dezembro, na sala de conferência da Reitoria da UKB para os tradicionais cumprimentos de fim de ano ao Magnífico Reitor, Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira. Ao tomar a palavra, em nome da comunidade Académica “ukapabelense”, a Directora dos Serviços de Administração Geral e Orçamento, Mestre Lurdes Afonso, nas vestes de Vice-Reitora para Administração e Gestão em exercício enalteceu os feitos e sucessos alcançados ao longo dos anos de vigência do actual mandato reitoral. Lurdes Afonso destacou as mudanças operadas na gestão institucional no que tange à melhoria constante dos processos e procedimentos, que permitiram a obtenção do selo de qualidade NP EN ISO 9001. Por sua vez, o Magnífico Reitor saudou e agradeceu todo o colectivo de trabalhadores da UKB por ter concluído com êxito mais um ano civil, apesar das dificuldades e constrangimentos decorrentes da restrição económica e financeira que o país tem estado a viver. A UKB conseguiu cumprir com as funções básicas, sobretudo aquelas relacionadas com o ensino. Segundo o Reitor, o calendário académico foi cumprido e estima-se para o presente ano uma taxa de reprovação de estudantes inferior a 20,3%, tal qual foi registado em 2015, tendo como referência um universo de estudantes matriculados de 9.879, adiantando que o número de estudantes matriculados em 2016 é de 8.576, deduzidos os ingressos e resolvidos os casos de dupla matrícula nos termos do regime académico. Foram outorgados em 2016 1051 diplomas, totalizando 3.233 ao longo dos últimos três anos. Estão em fase de conclusão cerca de 1.226 certificados até ao primeiro trimestre e parte do segundo do ano 2017. Até aqui, ficaram prontos 2.007 certificados muitos dos quais já levantados pelos seus titulares. A UKB criou uma maior aproximação com os estudantes que espera aprofundar em 2017, por via da Associação dos Estudantes, da Direcção dos Serviços de Apoio Social Cultural e Desportivo e da implementação do sistema de reclamações. Em inquéritos realizados, os estudantes, avaliaram a Universidade com níveis de satisfação variando entre aceitável e bom. Em inquéritos por amostragem, elaborados no âmbito do sistema de gestão da qualidade, avaliaram as infraestruturas, as condições de ensino e os docentes e deram indicadores positivos para identificar oportunidades de melhoria que permitirão a UKB evoluir para os patamares de bom e muito bom. Para o Reitor, a definição de modelo de plano individual de tarefas para cada docente, com vista a imprimir mais dinâmica à investigação científica, afiguram-se entre as prioridades da UKB para 2017.