Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades

Faculdades

As Faculdades da UKB são unidades orgânicas que prosseguem a missão da Universidade, no
âmbito da sua actuação. Nesta página encontra as Faculdades que integram a UKB bem como as
ligações aos respectivos departamentos e corpo docente.

 

Regulamento das Faculdades

  • Faculdade de Direito

    Img:

    A Faculdade de Direito da UKB surgiu de um núcleo, em 1993, que funcionou no extinto Centro Universitário de Benguela (CUB), uma unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto (UAN), cujo redimensionamento resultou na criação de várias universidades públicas, entre as quais a UKB.

    O núcleo da Faculdade de Direito adoptou, por força de limitações em termos de docentes e de infra-estruturas, o regime à distância, com integral dependência metodológica, científica, académica e financeira. Ressalta-se que, v.g., nos 4º e 5º anos curriculares, as aulas eram ministrados na totalidade em Luanda.

    Assim foi até 2004, altura em que surgiu o Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior de Benguela (PRODESB), passando o regime para presencial. Hoje, criada a Faculdade de Direito da UKB, pretende-se formar um corpo docente fixo e estável que possa orientar os conteúdos programáticos de forma científica, incentivar novas práticas pedagógicas e investigativas e assegurar uma adequada prestação de serviços à comunidade, que permita o desenvolvimento da área das ciências jurídicas e conexas, como a política, económica, criminologia, sociologia, antropologia, medicina, etc...

    Departamento de Ensino e Investigação em Ciência Jurídico - Civis

    Departamento de Investigação em Ciência Jurídico - Políticas

     

     

  • Faculdade de Economia

    Img:

    A Faculdade de Economia foi inaugurada em 2005 (integrada na UAN).

    Em 2009 associou-se à UKB, oferecendo actualmente os cursos de Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas e Economia.

    A FEUKB é por sinal a maior Faculdade da UKB abriu as suas portas pela primeira vez em 2005, como núcleo de economia da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto oferecendo na altura cursos em Economia, Gestão de Empresas e Contabilidade e Auditoria. Ao longo do tempo, foi crescendo e hoje é Faculdade de Economia da nova Universidade Katyavala Bwila criada pelo Decreto nº 7/09, de 12 de Maio em 2009.

    ​Á luz do Estatuto Orgânico da UKB, no quadro da autonomia científica, pedagógica, administrativa, financeira, disciplinar e patrimonial de que gozam as unidades orgânica, todavia em harmonia com os interesses da Universidade e respeitando as decisões e orientações dos órgão de gestão da UKB, a FEUKB rege-se ainda por instrumentos normativos (regulamentos) aprovados pelos distintos órgãos colegiais de gestão, designadamente: Regulamentos da Assembleia, do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico, Trabalho de Fim de Curso, Sala de informática.

     

  • Faculdade de Medicina

    Img:

    Criada sob os auspícios da então Secretaria de Estado do Ensino Superior, em parceria com o Governo Provincial de Benguela, o curso de medicina, ministrado em Benguela, iniciou as suas actividades no ano académico de 2008. Com o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto em 2009, o curso de medicina de Benguela foi integrado na Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila (FMUKB)... Por enquanto, o curso de medicina geral é o único ministrado nesta Faculdade, conferindo o grau de licenciatura. 

    A FMUKB que funcionava em instalações provisórias na rua Governador Moutinho 125, apartir de Setembro de 2011 foi transferida num edifício da Delegação Provincial de Saúde de Benguela reabilitado pelo Governo Provincial de Benguela, com intuito de dota-la de infra-estrutura própria, com espaço amplo, enquanto se aguarda pela materialização de um projecto de construção de um edifício de raiz para a FMUKB.

    O escopo primordial da Faculdade de Medicina é o ensino de medicina ao nível pré graduado (Licenciatura em medicina).

    Em 2013 conclui-se na FMUKB o primeiro ciclo de graduação com a licenciatura de 57 membros.

  • Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

    Img:

    O ISCED surgiu como resultado dos trabalhos da comissão Instaladora do Centro Universitário de Benguela em cumprimento da promessa feita pelo chefe de estado angolano José Eduardo dos Santos aquando do seu encontro com a juventude na cidade portuária do Lobito em 1991. Portanto, o ISCED de Benguela é a unidade orgânica mais antiga da UKB, inaugurada em 1993. As instalações onde funciona a sua sede em Benguela, e que se mantêm ainda em funcionamento hoje em dia, foram inauguradas em 1994. O ISCED é a unidade com mais alunos e docentes na UKB. O ISCED é a Unidade Orgânica da UKB vocacionada para a formação de docentes.

    Departamento de Ciências da Natureza

  • Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul

    Img:

    Em 1997 fora nomeado para Governador da Província do Cuanza-Sul, Suas Excelência o General Francisco Higino Lopes Carneiro, que preocupado com a situação criou as condições para o surgimento do ensino superior nesta região. Em Março de 2000 foram realizados os exames de aptidão para os cursos de Psicologia e Pedagogia, tendo sido seleccionados um total de 101 candidatos dos quais 51 de Psicologia e 50 de Pedagogia. Depois das várias diligências junto das instituições acima referidas, só no dia 21 de Maio de 2001 teve início o primeiro ano lectivo, cuja aula magna foi proferida pelo Professor Doutor Augusto Eduardo Kâmbwa, então Director do ISCED de Luanda, contando com apenas 5 docentes locais e maioritariamente itinerantes do ISCED de Luanda.

    Departamento de Ciências da Natureza

  • Instituto Superior Politécnico

    Img:

    O Instituto Superior Politécnico (ISP) é parte integrante da Universidade Katyavala Bwila (UKB), na província de Benguela. O Núcleo que deu origem ao ISP iniciou a sua actividade no ano lectivo 2005/06 como Núcleo de Informática e parte integrante do Centro Universitário de Benguela, como resultado do PRODESB, por protocolo assinado entre a UAN, o Governo Provincial de Benguela e a Universidade Técnica de Lisboa, onde se ministrava o curso de Ciências da Computação. No ISP ministra-se o curso de Ciências da Computação e Engenharia Mecânica. O ISP conta com os préstimos de docentes nacionais efectivos e colaboradores, e conta ainda com a colaboração de docentes de nacionalidade cubana . Como complemento da actividade teórico – prática, o ISP conta com um laboratório de informática com acesso à Internet e um incipiente acervo bibliográfico constituído por livros adquiridos por via de doação e/ou compra.

    Departamento de Ensino Investigação de Mecânica

    Departamento de Ensino Investigação de Informática

    Departamento de Ensino Investigação de Lógistica e Transporte

     

Data da última atualização: 23/05/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.