Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. História da UKB

História da UKB

Img:

  

1. Antecedentes

O surgimento da UKB é o corolário do processo de desenvolvimento do ensino superior na zona do litoral centro, designadamente nas províncias de Benguela e Cuanza Sul.

Foi em Benguela onde se criou o primeiro núcleo de ensino superior. O quadro legal que permitiu utilizar os mecanismos para a criação de uma comissão instaladora do ensino Superior na Província de Benguela foi o Despacho do Presidente da República nº 10/89, de 15 de Setembro.

A Comissão Instaladora do Centro Universitário de Benguela (CICUB) foi credenciada 4 anos mais tarde para tratar de assuntos relacionados com a criação do referido Centro Universitário (CUB) junto do Ministério da Educação, da Reitoria da Universidade Agostinho Neto (UAN) e direcções das Faculdades como consequência de um compromisso assumido pessoalmente por sua Excelência o Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, em Agosto de 1992, na cidade do Lobito.

Das actividades da CICUB resultou a abertura de um núcleo do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em regime presencial a partir de 1993, vocacionado para formar licenciados para atender à necessidade da formação de professores do primeiro e segundo ciclos do Ensino Geral. Assim, o ISCED emerge como primeira instituição do ensino superior em Benguela, a 30 de Março de 1993, por despacho do Reitor da UAN, Engenheiro José Luís Guerra Marques, passando a denominar-se CUB, Centro Universitário de Benguela.

Por outro lado, os primeiros ensaios de criação de uma instituição de ensino superior na Província do Cuanza-Sul remontam à década de 1980 com a frequência no ISCED de Luanda de alguns estudantes do Sumbe. Em 1986, estes estudantes formaram o 1º Núcleo que dois anos mais tarde fracassou devido a dificuldades estruturantes relacionadas com transportes, infra-estruturas e ao estado de instabilidade que assolava o país.

Em 1997, fora nomeado para Governador da Província do Cuanza-Sul Sua Excelência o General Francisco Higino Lopes Carneiro, que, preocupado com a situação, criou as condições para o surgimento do ensino superior nesta região, o ISCED do Cuanza-Sul. Em Março de 2000, foram realizados os exames de aptidão para os cursos de Psicologia e Pedagogia, tendo sido seleccionados um total de 101 candidatos dos quais 51 de Psicologia e 50 de Pedagogia.

Depois das várias diligências junto das instituições acima referidas, só no dia 21 de Maio de 2001 teve início o primeiro ano lectivo, cuja aula magna foi, na altura, proferida pelo Professor Doutor Augusto Eduardo Kâmbwa, então Director do ISCED de Luanda, contando com apenas cinco docentes locais e maioritariamente itinerantes do ISCED de Luanda.

 

2. Surgimento da UKB

Criada pelo Decreto Nº 7/09, de 12 de Maio , a Universidade Katyavala Bwila surgiu no quadro do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, no âmbito das reformas introduzidas no ensino superior angolano, ocorridas entre os anos de 2008 e 2009.

A UKB tem as suas áreas de actuação restrita às províncias de Benguela e Cuanza-Sul. A Universidade Katyavala Bwila é, nos termos do seu Estatuto Orgânico, aprovado pelo Decreto Presidencial Nº 241/11, de 6 de Setembro, uma pessoa colectiva de direito público, com estatuto de estabelecimento público e goza de autonomia científica, pedagógica, administrativa, financeira, disciplinar, patrimonial e vocacionada para o ensino, à investigação científica e à prestação de serviços à comunidade, nos termos da legislação em vigor no subsistema de Ensino Superior.

A sua sede está localizada na cidade de Benguela, com seguintes unidades orgânicas: Faculdades de Direito, Medicina, Economia, Instituto Superior Politécnico e Instituto Superior de Ciências de Educação, ao passo que na província do Cuanza-Sul está o Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe.

 

3. Patrono da Universidade

O Rei Katyavala, um dos soberanos do planalto, foi a personalidade histórica escolhida para denominar a Universidade da II região académica, de forma a valorizar a história, a unidade nacional e exaltar a educação patriótica.

A ele é-lhe atribuído o feito de ter fundado o Reino do Bailundo, a partir das terras do Kwanza-Sul, rumando com o tempo para as cercanias das montanhas de Halavala, na região do Planalto Central angolano.

 

4. Os Reitores da Universidade

Desde a sua criação, em 2009, a Universidade Katyavala Bwila conheceu apenas dois reitores, um dos quais ainda em funções. Trata-se do Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, que cumpre o seu segundo mandato, iniciado em 2011.

 

4.1. Sobre o primeiro Reitor

O Professor Doutor Paulo Horácio de Sequeira e Carvalho foi o primeiro Reitor da UKB, cumprindo um curto mandato de apenas um ano, que compreendeu de 2009 a 2010, sob nomeação do Decreto Nº 48/09, de 11 de Setembro.

O Professor Doutor Paulo de Carvalho concluiu a licenciatura e o mestrado pela Universidade de Varsóvia (Polonia), em 1990. Obteve o seu Doutoramento em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa (Portugal), em 2004.

É Professor Titular da Universidade Agostinho Neto desde 2011. Durante seu curto consulado, foi coadjuvado pelos Vice-Reitor para Área Académica, Professor Doutor Manuel Francisco Bandeira; Vice-Reitor para Área Científica, Professor Doutor Afonso Dala Coxi Fula; Pró-Reitora para Cooperação e Extensão, Professora Doutora Ermelinda Monteiro Silva Cardoso; e pelo Secretário-Geral, Licenciado Manuel Borges Major de Almeida.

 

4.2. Sobre o actual Reitor

O actual Reitor da Universidade é o Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, nomeado por Despacho Nº 0003/2011, para assumir as funções de Reitor da UKB, substituindo o Professor Doutor Paulo de Carvalho. Licenciado em Medicina Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade Agsotinho Neto, em 1989, é doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), em 1999.

É Professor Associado da Universidade Katyavla Bwila. Para o cumprimento do primeiro mandato, Albano Ferreira contou com uma equipa, composta, designadamente, pelo Vice-Reitor para Área Académica, Professor Doutor Tomás Afonso; Vice-Reitor para os Assuntos Científicos, Professor Doutor Alberto Domingos Jacinto Quitembo; Pró-Reitora para Cooperação e Extensão, Professora Doutora Ermelinda Monteiro Silva Cardoso; e o Secretario Geral, Professor Doutor José Domingos Calelessa. Pelo Decreto Presidencial nº 95/15 de 11 de Maio, o Professor Doutor Albano Ferreira viu a sua confiança renovada e foi, nesse sentido, renomeado para o mesmo cargo. 

Nesta perspectiva, para comporem os órgãos de gestão da UKB, foram igualmente nomeados os ViceReitores: Professor Doutor Óscar Couceiro da Fonseca, para Área Académica e Vida Estudantil; Professor Doutor Alberto Quitembo, para a Área Científica e Pós-Graduação, Professora Doutora Ermelinda Monteiro Silva Cardoso, para a Extensão e Cooperação; e o Professor Doutor José Domingos Calelessa, para Área da Administração e Gestão.

 

5. Marcos históricos da UKB

 

2009

A criação da Universidade Katyavala Bwila acontece pelo Decreto Nº 7/09, de 12 de Maio Tomada de posse dos primeiros titulares dos Órgãos de Gestão da UKB, tendo como Reitor Professor Doutor Paulo de Carvalho.

A cerimónia de empossamento foi orientada pela então ministra do Ensino Superior, Professora Doutora Maria Cândida Narciso.

 

2010

Realização do primeiro evento internacional: Conferência Internacional em Prol do Desenvolvimento das Províncias de Benguela e Cuanza-Sul.

 

2011

Tomada de posse dos Segundos Titulares dos Órgãos de Gestão da UKB, tendo como Reitor o Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira.

Aprovação do Estatuto Orgânico da UKB pelo Decreto Presidencial Nº 241/11, de 6 de Setembro. Entrada em funcionamento das novas instalações da Faculdade de Medicina. Adesão da UKB à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Assinatura do primeiro acordo de cooperação da UKB, celebrado com o Instituto Superior de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, em Bragança-Portugal.

 

2012

Assinatura do acordo de cooperação com a Universidade do Porto para abertura do Curso de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Politécnico da UKB. Entrada em funcionamento do Curso de Engenharia Mecânica no ISP.

Entrada em funcionamento das instalações do Complexo Universitário da Cambanda, a 13 de Abril, inaugurado pelo então Vice-Governador Provincial de Benguela para o Sector Económico, Agostinho Estêvão Felizardo. Entrada em funcionamento das novas instalações do ISCED do Cuanza-Sul.

Aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2013- 2023. Primeira Edição do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar no ISCED do Cuanza-Sul. Primeira Pós-Graduação Profissional em Direito organizada, pela Faculdade de Direito.

 

2013

Atribuição de uma Menção Honrosa Institucional na 3ª Edição da Feira Internacional de Benguela (FIB). Realização do I Colóquio LusoAngolano sobre estudos Curriculares, uma parceria com a Universidade do Minho, Portugal. Certificado de premiação da melhor participação das Instituições do Ensino Superior na 3ª Edição da Feira Educa-Angola.

 

2014

A UKB torna-se na única Instituição de Ensino Superior angolana distinguida internacionalmente pelo Bureau Veritas com selo da qualidade ao abrigo da norma ISO 9001: 2008 e está a atravessar o período de transição para evoluir para a norma ISO 9001: 2015

 

2015

Tomada de posse dos Titulares dos Órgãos de Gestão da UKB, tendo como Reitor o Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, para cumprimento do segundo mandato.

A Professora Doutora Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira Bragança Sambo torna-se no primeiro Professor Catedrático da UKB. A Prova Pública que a consagrou ocorreu em Abril de 2015, enquanto exercia as funções de Decana da Faculdade de Medicina da UKB. 

Realização dos primeiros cursos de extensão, designados de “Escola de Cacimbo”. A UKB abraçou o Projecto TuningÁfrica cuja linha de força é a de contribuir e apoiar na harmonização dos programas do ensino superior e na criação de um espaço de revitalização, distinto, atraente e globalmente competitivos no ensino superior africano, através de uma maior colaboração entre os países Africanos filiados.

 

2016

O ISP firmou quatro acordos de protocolo com diversas instituições, nomeadamente, FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, SOBA - Catumbela, Empresa Portuária do Lobito e com a MECANAGRO.

A Faculdade de Medicina firmou cinco acordos de protocolo com diversas instituições, nomeadamente, Hospital Geral de Benguela, Instituto de Ciências Médico Abel Salazar da Universidade do Porto, Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da UP, Hospital Vall d´Hebron, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

A Faculdade de Direito firmou cinco acordos de protocolo com diversas instituições, nomeadamente, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Unidade Técnica Operacional e de Gestão da Base de Dados dos PALOP, Ordem dos Advogados.

A Faculdade de Economia firmou um acordo de protocolo com o INEFOP. O ISCED de Benguela firmou três acordos de protocolo com as seguintes instituições: CELAEE, Universidade de La Laguna, Faculdade de Motricidade Humana e com o Fundo Lwini.

O ISCED do Cuanza Sul firmou dois acordos de protocolo com as seguintes instituições: INEFOP e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Inscrição da UKB no programa de mobilidade internacional Erasmus mais.

 

2017 

Lançamento do livro: “Serpentes de Angola, uma Visão Toxicológica e Clínica dos Envenenamentos”, de autoria da Professora Doutora Paula Regina Simões de Oliveira. 

 

2018

UKB pôe em funcionamento cursos de Pós-Graduações na região académica II, com abertura de 7 cursos de mestrado. Abertura do Curso de Engenharia de Gestão Logística e de Transportes no ISP, elevando para três o número de cursos naquela Unidade Orgânica.

Realização de duas provas públicas de habilitação à categoria de Professores Catedráticos, título atribuído aos Professores Doutores Luzizila Kiala (ISCED-Cuanza-Sul), e Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes (ISCED-Benguela).

 

6. Oferta formativa

A UKB conta com seis cursos de graduação com várias opções de saída em licenciaturas. Faculdade de Direito: Jurídico-Civil, Jurídico-Económico e Jurídico-Político; Faculdade de Economia: Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas e Economia; Faculdade de Medicina: Medicina; Instituto Superior Politécnico: Ciências de Computação, Engenharia Mecânica: Engenharia de Gestão Logística e de Transportes; ISCED do Cuanza-Sul: Psicologia, Geografia, História e Matemática; ISCED de Benguela: Psicologia, Pedagogia, Geografia, História, Linguística Portuguesa, Linguística Francesa, Linguística Inglesa, Matemática e Educação Especial.

 

Até à data, a UKB já formou cerca de 15 mil profissionais em diversas áreas do saber.

No processo de perseguição da sua visão, a Universidade ampliou a sua oferta formativa e conta com um total 7 cursos de mestrado, nomeadamente, (1) Direito dos Transportes (2) Direito na opção Jurídico-Civil, sob tutela da Faculdade de Direito; (3) Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa e (4) Educação Especial, aos auspícios do ISCED da UKB em Benguela. No ISCED da UKB no Cuanza Sul: (5) Ensino Primário, (6) Ciências da Educação com especializações em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e o (7) Mestrado em Ensino Pré-Escolar, encurtando, deste modo, a distância a muitos cidadãos que até então tinham o estrangeiro como alternativa para o aumento do grau académico.

Nesta senda, a UKB, dentro das acções de formação, está empenhada em melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, credibilizando-se a nível nacional e internacional. A luta passa por se tornar numa das melhores universidades de África.

  • Reitores da UKB

  • Paulo de Carvalho, PhD

    Img:

    1º Reitor da UKB

    O Professor Doutor Paulo Horácio de Sequeira e Carvalho foi o primeiro Reitor da UKB, cumprindo um curto mandato de apenas um ano, que compreendeu de 2009 a 2010, sob nomeação do Decreto Nº 48/09, de 11 de Setembro.

  • Albano V. L. Ferreira

    Img:

    Reitor actual
    Professor Doutor Albano Vicente Lopes Ferreira, nomeado por Despacho Nº 0003/2011, para assumir as funções de Reitor da UKB, substituindo o Professor Doutor Paulo de Carvalho, que cumpre o seu segundo mandato, iniciado em 2011.

Data da última atualização: 12/06/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.