Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela

Contactos

Rua Silva Porto
+244 995 639 878
Img:

O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela surgiu no âmbito da visita de Sua Ex.ª Presidente da República, Eng.º José Eduardo dos Santos em Agosto de 1992 face ao apelo lançado por mais de 4.500 finalistas do ensino médio, daquela altura, através do Governo Provincial de Benguela, segundo consta de um Relatório de Trabalho elaborado pela Delegado Provincial da Educação, designado PROJECTO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BENGUELA, sob coordenação do seu então responsável, digníssimo Senhor João Evangelista Basílio. Por via do propósito presidencial acima referenciado, o então Ministro da Educação, Doutor António Burity da Silva Neto procedeu, no dia 01 de Setembro do mesmo ano, ao lançamento das bases para a criação do Centro Universitário de Benguela, facto que veio a ter manifestação jurídica quando, aos 30 de Junho de 1993, por via de uma Declaração do então Reitor da Universidade Agostinho Neto, Professor Doutor José Luís Guerra Marques, que permite a criação do Núcleo Universitário. Emerge, assim, como a primeira instituição de ensino superior nesta província em regime presencial aos 04 de Janeiro de 1994, com uma matrícula de 202 estudantes distribuídos nas Licenciaturas em Ensino de Psicologia, Pedagogia, Matemática, Geografia e História com um efectivo de 19 docentes. Entre 1997/98 incluiu-se a Licenciatura em Ensino da Língua Francesa.

Reza a história que, no seu arranque, contou da parte da UAN, com apoio circunstancial, dentro dos limites das suas capacidades”, atribuindo-se maior responsabilidade ao Governo Provincial de Benguela, o qual se consubstanciava no agilizar do processo de gestão e funcionamento do núcleo em referência. Em face da necessidade da sua formalização jurídica, nos termos previstos, foi criado finalmente, por via do Decreto Executivo n.º 03/2001, de 05 de Julho, o Centro Universitário de Benguela.

No início da década de 2000), dada a demanda, esta Unidade Orgânica (agora adstrita à Universidde Katyavala Bwila) passa a contar com as Licenciaturas em Educação Especial, bem como de Ensino da Línguas Inglesa. Actualmente, conta com um efectivo de 2969 estudantes subdivididos em praticamente todas as opções de ensino, representando, desde o início ao momento, um crescimento de 93%. Do lado dos docentes, regista-se um incremento de 75%, passando-se de 19 para 124 (entre nacionais e estrangeiros), números que se traduzem num aumento do potencial científico, contando-se agora, dentre estes, com 24 Professores Doutores e 72 Mestres (estando neste grupo 3 funcionários técnico-administrativos).

Equipa

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes
Decano (a)
Augusto Ezequiel Afonso
Vice Decano (a) p/ Área Académica
Isabel Maria Romero Fernandez de Carvalho
Vice Decano (a) p/ Área Cientifica
Data da última atualização: 17/06/2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.