A Faculdade de Direito da UKB surgiu de um núcleo, em 1993, que funcionou no extinto Centro Universitário de Benguela (CUB), uma unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto (UAN), cujo redimensionamento resultou na criação de várias universidades públicas, entre as quais a UKB.
O núcleo da Faculdade de Direito adoptou, por força de limitações em termos de docentes e de infra-estruturas, o regime à distância, com integral dependência metodológica, científica, académica e financeira. Ressalta-se que, v.g., nos 4º e 5º anos curriculares, as aulas eram ministrados na totalidade em Luanda.
Assim foi até 2004, altura em que surgiu o Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior de Benguela (PRODESB), passando o regime para presencial. Hoje, criada a Faculdade de Direito da UKB, pretende-se formar um corpo docente fixo e estável que possa orientar os conteúdos programáticos de forma científica, incentivar novas práticas pedagógicas e investigativas e assegurar uma adequada prestação de serviços à comunidade, que permita o desenvolvimento da área das ciências jurídicas e conexas, como a política, económica, criminologia, sociologia, antropologia, medicina, etc...