Na última terça-feira (20-08-2024), uma delegação do Ministério da Saúde realizou uma visita oficial à Universidade Katyavala Bwila (UKB) para abordar sobre o ambicioso plano de formação de 38.000 profissionais na área de saúde, visando fortalecer o sistema de saúde pública do país. A iniciativa faz parte de um esforço governamental para melhorar a qualidade do atendimento à população e atender à crescente demanda por profissionais qualificados que será financiado pelo Banco Mundial (BM) disponibilizando 200 milhões de dólares para o plano emergencial de formação e capacitação de profissionais da Saúde a todos os níveis.
A delegação do Ministério da Saúde, foi liderada pelo Dr. Job Monteiro, Director de Projectos de Formação do Ministério da Saúde (MINSA), e foram recebidos pelo corpo directivo da UKB liderado pelo Magífico Reitor, Professor Doutor Albano Ferreira. O principal objectivo foi alinhar as diretrizes do plano de formação com a grade curricular e as necessidades do mercado de trabalho, garantindo que os futuros profissionais estejam aptos a enfrentar os desafios do sector.
A delegação destacou a importância da parceria com as universidades, que são fundamentais para a implementação bem-sucedida do projecto. Além disso, foram discutidas estratégias para ampliar o acesso aos cursos de saúde, promover a actualização contínua dos profissionais já actuantes, e incentivar a pesquisa e inovação na área.
O plano de formação de 38.000 profissionais na área de saúde faz parte de uma série de medidas do governo de Angola para fortalecer e melhorar os índices de saúde pública no país. A expectativa é que, com essa iniciativa, o país possa enfrentar melhor futuras crises de saúde e oferecer um serviço mais eficiente e humanizado à população.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA.